As certificações para quem atua ou pretende trabalhar na distribuição de produtos financeiros passam a valer em janeiro de 2026
Com o objetivo de impulsionar a qualificação de quem atua nos mercados financeiro e de capitais, as novas certificações foram desenhadas tendo como base as atividades exercidas pelos profissionais da área de distribuição. Por isso, não haverá equivalência direta com as atuais certificações CPA-10, CPA-20 e CEA
“Fizemos um estudo amplo sobre a jornada de trabalho dos profissionais e as atividades que eles desempenham para redesenhar as certificações. Também olhamos muito para outras certificações ao redor do mundo. Foram insumos muito importantes para propormos esta nova estrutura”, explica Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
Novos nomes das certificações de distribuição
Para a definição dos nomes das novas certificações, adotamos uma metodologia de cocriação. Foram consultados profissionais que já possuem certificações e pessoas em processo de exames. As etapas contaram com encontros para coleta de percepções do público, sugestões e validação dos nomes escolhidos.
“Entendemos que, em um processo de mudança como esse, é extremamente necessária a escuta ativa com as diversas pontas do mercado impactadas pela distribuição de investimento e pelas nossas certificações. Por isso, buscamos ouvir pessoas que estão no dia a dia do mercado financeiro”, completa Billi.
Características das novas certificações de distribuição
–CPA (Certificado Profissional ANBIMA): essa certificação é o ponto de partida para quem deseja iniciar sua carreira na área de distribuição de produtos de investimento. É ideal para pessoas que buscam uma compreensão básica sobre os tipos de investimentos disponíveis e outros produtos do mercado financeiro e desejam atuar em funções comerciais, como prospecção de clientes, atendimento e suporte.
–C-Pro I (Certificado Profissional ANBIMA de Investimento): destinada a profissionais com perfil mais técnico, que necessitam de um entendimento aprofundado sobre as estruturas dos produtos de investimento para a elaboração de carteiras recomendadas. As pessoas com essa certificação devem ter uma visão técnica detalhada, essencial para a o assessoramento em investimentos dos profissionais CPA e C-Pro R. Para obter essa certificação é preciso ter obrigatoriamente a CPA.
–C-Pro R (Certificado Profissional ANBIMA de Relacionamento): voltada para profissionais com perfil comercial que possuam conhecimento mais aprofundado sobre a adequabilidade dos diferentes produtos de investimento disponíveis versus às necessidades dos investidores, dado o seu perfil. Com essa certificação, a pessoa estará apta a compreender profundamente as necessidades do cliente, realizar análises de perfil de investidor e recomendar um portfólio detalhado dos produtos de investimentos disponíveis, incluindo a apresentação dos seus riscos. Para obter essa certificação é preciso ter obrigatoriamente a CPA.
Processo de transição
O passo a passo da transição entre o atual modelo e o novo processo de certificações de distribuição de produtos de investimento será divulgado no segundo semestre de 2024, de modo que todas as pessoas possam absorver as informações e se adaptar ao processo.
Próximos passos
–Dezembro de 2024: para quem tem as certificações ANBIMA, será divulgado o plano de transição. Neste momento, serão divulgados os critérios para se ter a CPA, C-Pro I ou C-Pro R. Não será preciso pagar um novo exame ou fazer uma nova prova.
–Janeiro de 2026: CPA-10, CPA-20 e CEA deixam de existir, dando espaço para as novas certificações. Profissionais que ainda não tiverem uma certificação ANBIMA, precisarão fazer o exame para a CPA antes se inscreverem para a C-Pro I ou a C-Pro R.
Todas as mudanças serão anunciadas nos canais oficiais da ANBIMA e na página sobre as novas certificações.
Dúvidas podem ser enviadas para certificacao@anbima.com.br.
ANBIMA em Ação
Essa iniciativa integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos associados da ANBIMA, às instituições parceiras, aos reguladores e às lideranças da associação, resultando em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma delas aqui.
Integra – Site ANBIMA.