Dashboard facilita acesso a protocolos, multas e cartas, permitindo que empresas identifiquem oportunidades de melhoria e se comparem com pares
A partir de agora as instituições que seguem voluntariamente nossos códigos de boas práticas terão acesso a um dashboard de supervisão, que oferece uma visão gerencial e comparativa das interações das instituições com a ANBIMA. O serviço está disponível dentro SSM – Sistema de Supervisão de Mercados(plataforma utilizada para troca de informações entre a Associação e as instituições autorreguladas).
A nova ferramenta vai facilitar o acesso às informações sobre protocolos, multas e cartas que são enviadas às instituições, permitindo uma gestão dinâmica desse processo, identificar eventuais oportunidades de melhorias e se compar sua atuação com pares de mercado. Todo o desenvolvimento da solução foi feito in house, combinando esforços e conhecimento das áreas de negócio, tecnologia e do próprio relacionamento com as instituições, revela Guilherme Benaderet, nosso superintendente de Supervisão de Mercados.
O dashboard apresenta indicadores referente aos status dos protocolos enviados à instituição, facilitando assim a gestão desse processo. O acesso é livre a todos os usuários SSM, independente do perfil, e respeita a governança e segregação dos dados, de forma que cada instituição conseguirá ver apenas suas próprias informações de forma granular. Sobre os demais participantes, será possível analisar algumas informações clusterizadas, sem identificar os nomes, para efeito de comparação.
É possível comparar, por exemplo, o número de multas e de cartas que a instituição recebeu em um período frente outras empresas sem indentificá-las e com a média do mercado. “Ao mesmo tempo, há indicadores de conformidade dos protocolos, ou seja, as instituições podem verificar se estão respondendo no prazo às demandas de supervisão e filtrar as informações por códigos, origens e temas para entender quais áreas geraram mais demandas ou questionamentos nos últimos 12 meses”, explica Benaderet.
De acordo com ele, o novo serviço atende a um pedido do próprio mercado e traz uma contrapartida para as instituições que fornecem muita informação para a ANBIMA. “Estamos sempre buscando maneiras de inovar e fornecer soluções que agreguem valor às instituições que aderem aos nossos códigos de melhores práticas. Acreditamos que o dashboard será uma ferramenta valiosa para apoiar as rotinas de compliance e de gestão das interações com a ANBIMA”.
A ferramenta é uma iniciativa de inovação e uso de dados e tecnologia (analytics), que está alinhada com as prioridades da ANBIMA e da IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores, na sigla em inglês). “A incorporação de ferramentas de data analytics por organismos de supervisão é realidade em vários mercados ao redor do mundo”, acrescenta nosso superintendente.
+SSM ganha nova funcionalidade para atualização de documentos
Integra – Site ANBIMA.